Sitank

 

Com efeito, a criação da primeira agencia em Sines resulta indiretamente da decisão politica de então (iniciava-se a década de 70) em instalar na costa alentejana, usufruindo das condições naturais favoráveis que Sines oferecia, um grande complexo industrial tendo como porta de entrada/saída um porto marítimo multifuncional.

Nesta lógica, a primeira grande unidade implantada em Sines foi precisamente uma refinaria de petróleos, iniciativa de uma empresa privada, de seu nome "Petrosul" na qual, na sequencia da nacionalização da atividades deste sector, passou a integrar uma grande empresa pública, criada para o efeito, denominada "Petrogal" onde igualmente se incluíram a "Sacor" (na altura, a detentora única do aparelho refinador nacional, em Lisboa e no Porto), a "Sonap" (distribuidora de combustíveis) e a "Cidla" (distribuidora de gás butano e propano).

Por esta razão, a firma "David José de Pinhos, Filhos S.A.", sedeada no Porto e, até então, agente exclusivos da frota petroleira portuguesa, de propriedade da “Soponata”, empreendeu, em parceria com outros dois sócios (atualmente já fora do capital da Sitank), a aventura de, ainda com o porto em fase de ultimação dos seus detalhes finais, ao nível das estruturas em terra, transferir de Lisboa para Sines a agencia "pinhos Navegação e Comercio, Lda.", fundada em 1971, a qual adotou a atual designação em 1999.

Pelo que acima se refere não causa surpresa o facto de o início da atividades da Sitank ter como marco histórico o atendimento do petroleiro, de bandeira nacional, "Montemuro" que, em 1977, pela primeira vez, descarregou cerca de 130 000 toneladas de petróleo bruto com as quais se procedeu aos testes do equipamento de refinação acabado de instalar em Sines.

Volvidas já mais de três décadas, a Sitank tem sido capaz de se adaptar á evolução da própria realidade de Sines e hoje, não renegando a sua origem no terminal petroleiro deste porto, sente-se perfeitamente capaz e devidamente apetrechada para corresponder, da melhor forma, á pluralidade que o movimento do porto regista atualmente. Esta certeza está confortavelmente suportada na certificação de qualidade atribuída pela Lloyd's Register (ISO 9001).

Pelo que acontece, também, a nível interno a Sitank vai iniciar um novo ciclo, nomeadamente, no que respeita á sua composição societária.

Ficando como segue:

-Naip - Navegação, Agencia Internacional Portuguesa, S.A. (100%)

Continua a ser um objetivo prioritário, deste novo elenco, projetar o posicionamento da Sitank para além do agenciamento, no âmbito das atividades de “shipping" iniciando-se, desta forma, na área de Logística.

Igualmente faz parte dos planos desta casa a sua expansão para outras áreas geográficas, nomeadamente, aproveitando as sinergias resultantes da própria localização das empresas hoje associadas á Sitank, permitindo-nos, desta forma, estar no presente, ao longo da faixa atlântica da península Ibérica.

Não temos a menor duvida de que a breve prazo novos capítulos se irão juntar á já respeitável historia desta organização para quem o lema continua a ser fazer mais e sempre melhor, porque temos a plena consciência que é isso que os nossos representados esperam de nós.

Um bem-haja a todos eles!

 

 

Certificado de qualidade – Lloyd`s

Certificado metrológico – CIMAL

Zona refrigerada – 18m x 13m x 3.88m

Estatuto de entreposto aduaneiro – AENT2010PT2411909 – 14-12-2010

Dimensões da nave: 5000m2

Estatuto de Pesador Autorizado - Registo nº: 1596/2015 - Classificação: 205.45.01

 

 

Missão da Sitank

Alargar o leque de capacidade de oferta de serviços a novas valências.

Contribuir para a qualidade de vida e o progresso profissional dos nossos colaboradores. 

Apostar numa gestão de qualidade por forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes.

Últimas Notícias

03 maio 2016
13 janeiro 2016
03 agosto 2015